InícioEm FocoCâmara inaugura Escola do Legislativo com Aula Magna do Profº Mario Sergio...

Câmara inaugura Escola do Legislativo com Aula Magna do Profº Mario Sergio Cortella

Um dos intelectuais mais prestigiados do País virá a Arujá, pela primeira vez, em 1º de junho

O professor de Filosofia Mario Sergio Cortella, um dos intelectuais mais prestigiados do País, estará em Arujá, pela primeira vez, no dia 1º de junho.

Ele virá à cidade a convite da Câmara Municipal para participar da solenidade de inauguração da Escola do Legislativo.

O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado a partir das 18h, no auditório da PL (Avenida PL, s/nº).

Além de um presente para a cidade, que completará 171 anos em 8 de junho, a aula com o professor Cortella também será um evento solidário. Cada ingresso deverá ser trocado por 1kg de alimento não perecível, sendo limitado a dois ingressos por pessoa.

As doações serão recebidas na Câmara de Arujá, de 17 a 26 de maio, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Tudo o que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do Município.

Também será disponibilizado transporte gratuito – ida e volta – até o local do evento. Os ônibus sairão, a partir das 17h, da rodoviária de Arujá.

Quem é Mario Sergio Cortella?

Mario Sergio Cortella é professor de Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) onde lecionou por 35 anos. Atualmente, dedica-se a palestras, cursos e conferências e tornou-se um dos intelectuais mais conhecidos do público brasileiro.

Nasceu em 5 de março de 1954 na cidade de Londrina (PR). É filho mais velho do bancário Antônio e da professora Emília Cortella.

Iniciou sua vida como docente em 1976 ao assumir a disciplina de Ética Social para o 4º ano de Ciências Sociais. No ano seguinte, é selecionado professor do Departamento de Teologia da PUC-SP para ministrar a disciplina Problemas Filosóficos do Homem Contemporâneo no Ciclo Básico.

Concluiu o Mestrado em Educação no ano de 1989 sob orientação do professor Moacir Gadotti. Nesse mesmo ano, integrou a equipe da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo na gestão da então prefeita Luiza Erundina.

O titular da pasta era o professor Paulo Freire que, posteriormente, seria seu orientador no Doutorado.

Assumiu como titular a pasta em 1991, após decisão de Freire de sair da Prefeitura.

Seu primeiro livro foi lançado em 1988 – Descartes, a paixão pela razão.

É casado, pai de três filhos e avô.

Escola do Legislativo

Instituída por meio da Resolução nº 394/2023, a Escola do Legislativo tem como objetivo auxiliar na formação política dos cidadãos e das cidadãs de Arujá e na sua compreensão do papel e da atuação do Poder Legislativo na sociedade.

Também pretende se tornar espaço de aprendizado e aperfeiçoamento dos servidores públicos a fim de aprimorar a atuação e a prestação de serviço à população.

O projeto de Resolução nº 21/2023 de criação da Escola do Legislativo é de autoria do vereador Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho. A propositura foi aprovada por unanimidade na 91ª Sessão Ordinária, realizada em 24/03/2023, e tem como coautor o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB).

Cursos

Os cursos que serão ministrados na Escola do Legislativo serão gratuitos e abertos ao público. As aulas serão disponibilizadas à distância através do site da Câmara de Arujá, com emissão de certificado, em parceria com instituições públicas.

Toda a programação será divulgada posteriormente.

Homenageada

A ex-vereadora Ana Cristina Poli dará nome à Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Arujá. Atuou na Câmara por seis mandatos, sendo o primeiro na 8ª Legislatura no período de 1993 a 1996.

A Professora Ana Cristina Poli possui Licenciatura Plena em

Matemática e em Pedagogia. Lecionou mais de 32 (trinta e dois) anos em Escolas Estaduais de Arujá durante os anos de 1983 a 2015 e Contabilidade Pública em Instituição de Ensino Superior.

Ao longo desses anos a homenageada se mantém atuante em ações e projetos que contribuem para o desenvolvimento da cidade e foi através de seu mandato que o município passou a ter a Delegacia da Mulher.

Grande apoiadora das causas sociais e após 17 anos se dedicando aos Lions Clube de Arujá foi empossada Presidente desta importante instituição em julho de 2022.

Foto: Rui Paulino.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher