InícioSuzanoPrefeitura inaugura Central de Controle Operacional Semafórico

Prefeitura inaugura Central de Controle Operacional Semafórico

Sala com seis monitores promoverá o gerenciamento de 49 equipamentos de sinalização “inteligentes” conectados para garantir melhorias no tráfego

A Prefeitura de Suzano inaugurou nesta segunda-feira (30/10) a Central de Controle Operacional Semafórico (CCOS), que funcionará na Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (rua José Côrrea Gonçalves, 152 – Vila São Jorge). Uma sala com monitores promoverá o controle e gerenciamento de 49 equipamentos “inteligentes” interligados, que garantirão melhorias no tráfego por permitir a identificação imediata de quaisquer anormalidades no sistema e alterações pontuais no fluxo em caso de necessidades. Um dos equipamentos que será monitorado é o novo semáforo implantado no trecho da rua Dr. Campos Salles, no centro, entre as avenidas Antônio Marques Figueira e Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, que começou a funcionar no mesmo dia.

Para lançar oficialmente a CCOS foi organizada uma cerimônia em frente ao espaço que contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi, da equipe da pasta do Transporte, que foi representada por Claudinei Galo, José Serafim da Silva Júnior, Rafael Pacheco e Leandro Carvalho, além de vereadores, secretários municipais e do CEO da empresa Sinalizadora Paulista Construção e Sinalização Ltda, Luciano Szyflinger, responsável pela manutenção dos semáforos de Suzano. Ainda marcaram presença o delegado Lourival Zacarias de Noronha, titular do 2º Distrito de Policial do Boa Vista, o capitão Marcos Vinicius Carbonel, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militares de Suzano e o gestor administrativo da Radial Transporte, Murilo Silva.

Os convidados conheceram de perto a nova estrutura, que permite acesso às câmeras instaladas nos equipamentos de modo a verificar a situação do trânsito em tempo real e, se necessário, adequar os aparelhos às condições ideais. São quatro computadores conectados ao sistema, com seis telas para monitoramento. Essa é a primeira central do tipo implantada no Alto Tietê, ou seja, um sistema pioneiro na região. A tecnologia permite o controle remoto dos semáforos em toda a cidade e contemplará de forma gradual todos os 74 semáforos existentes no município.

Com o novo sistema, será possível identificar os equipamentos que estejam apresentando problemas causados por queda de energia ou outros defeitos, por exemplo, e estejam em sinal amarelo intermitente (piscante). A estrutura também vai possibilitar que, em seguida, os semáforos sejam “resetados” e colocados novamente em operação, tudo a distância. Reparos e reprogramação remotos do sistema vão garantir o restabelecimento imediato para manutenção da segurança viária.

Participaram da cerimônia de lançamento do CCOS os secretários municipais Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), André Chiang (Meio Ambiente), Cintia Lira (Administração), Leandro Bassini (Educação), Paulo Pavione (Comunicação) e Itamar Viana (Planejamento e Finanças). Ainda estiveram presentes o diretor de Iluminação Pública, Ari Santos, e o assessor estratégico da Controladoria Geral do Município, César Braga.

Representando o legislativo municipal estiveram os vereadores Fábio Diniz; Artur Takayama; Jaime Siunte; Gerice Lione; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; André Marcos de Abreu, o Pacola; e Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.

O vereador Maizena falou em nome da Câmara Municipal. “Ando com o prefeito nos quatro cantos dessa cidade e vejo como Suzano tem avançado com os novos serviços que estão sendo implementados. O CCOS é mais uma grande novidade para o município que garantirá melhorias no controle do tráfego”, disse o parlamentar.

Claudinei Galo apontou algumas das situações que poderão ser identificadas em tempo real pelo sistema. “Conseguiremos saber, de forma imediata, as ocorrências envolvendo queda de energia e demais problemas. Será um grande avanço para a nossa cidade e para o trabalho da pasta. Com o conhecimento rápido sobre os equipamentos que organizam o trânsito no município, teremos ainda mais condições de manter boas condições de deslocamento para os motoristas”, declarou.

Por sua vez, Rodrigo Ashiuchi destacou a chegada de mais um sistema inovador para Suzano. “Nós potencializamos a capacidade da nossa mão de obra com o uso da tecnologia na prestação dos serviços. Teremos uma capacidade de intervir de maneira pontual no trânsito de acordo com as necessidades. O gerenciamento dos semáforos por esta estrutura aumenta as possibilidades de atuação da equipe de Transporte e diminui o tempo para a execução das atividades”, avaliou Ashiuchi.

Novo semáforo

O novo semáforo ligado no trecho da rua Dr. Campos Salles integra um conjunto de intervenções que vêm sendo promovidas no local como revitalização do pavimento e ajuste viário. Estudos realizados pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana indicam que esses serviços deverão melhorar a fluidez e a segurança do trânsito, sobretudo de veículos pesados que não terão mais a necessidade de seguir pela avenida Antônio Marques Figueira para chegar à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). Recentemente, foi ampliado o acesso da rua Dr. Campos Salles à Marginal do Una, ao lado do Complexo Educacional e Cultural Mirambava e do viaduto Leon Feffer, justamente para favorecer, principalmente, caminhões e ônibus.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher