Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Geralmente costumamos dizer para as pessoas que só há um caminho, tendo em vista o que foi dito pelo próprio Mestre, quando declarou: Eu sou o caminho a verdade e a vida… (Jo 14.6)
Porém o que Jesus quis dizer é que Ele é o único caminho que conduz à vida eterna, nesse sentido só há um caminho. Porém o texto que estamos estudando hoje, nos diz que existem dois caminhos e duas portas. Jesus disse que devemos entrar pela porta que é estreita e pelo caminho apertado, pois são estes que conduzem à vida. Entretanto muitas pessoas não poderão entrar pela porta estreita, mesmo tendo-a encontrado. Note que que Jesus advertiu que são poucos que a encontram v.14b. Mas porque mesmo dos pouco que encontram não poderão entrar? A resposta é porque muitos apesar de estarem diante da porta que é Cristo (João 10.7), não querem abandonar os prazeres da carne, não querem renunciar suas próprias maneiras de viver, crucificar o seu eu. E como a porta é estreita e o caminho apertado essas pessoas começaram a ter problemas para entrar. Pois assim como em alguns lugares, como nos aeroportos por exemplo, as pessoas não podem entrar se estiverem portando algum tipo de bagagem proibida, elas são barradas ali mesmo por causa dos detectores de metais ou algo suspeito. Assim também os que estão levado suas bagagens espirituais proibidas, não entrarão pela porta estreita.
Certa vez Jesus encontrou um jovem que era rico, e este perguntou ao mestre o que era preciso para herdar a vida eterna. Jesus disse: falta-te uma coisa, veda tudo que você tem e dê aos pobres, e você terá um tesouro no céu. A palavra de Deus diz que o jovem saiu dali triste. (Marcos 10.21,22) E você meu amigo(a) está pronto para abrir mão de tudo, para entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado?
Com amor, em Cristo.
Pastor Edinaldo Cabral