InícioItaquaquecetubaItaquá descobre formação de loteamento clandestino e prende quatro pessoas

Itaquá descobre formação de loteamento clandestino e prende quatro pessoas

Flagrante aconteceu nesta segunda (6)

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba descobriu nesta segunda-feira (6) um loteamento clandestino na Vila Bartira, conhecido como “bairro do Batista”. Quatro pessoas foram encaminhadas para a Delegacia Central, onde será realizado o boletim de ocorrência.

O local já estava com árvores nativas cortadas e a Guarda Ambiental apreendeu quatro gaiolas com três pássaros vivos e um morto, além de ferramentas como motosserra, carrinho de mão, enxadas, roçadeira, picareta, assim como mangueira e escada, materiais que estavam sendo usados nos 40 loteamentos que seriam comercializados entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.

“Detivemos quatro, mas o responsável conseguiu fugir. Eles são de Guarulhos e não sabiam que nós realizamos um trabalho forte de monitoramento em áreas de preservação, sobretudo nessa região de várzea do Rio Tietê”, pontuou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.

Haviam quatro casebres montados com o objetivo de evidenciar moradias, um local para comercializar bebidas, estacas demarcando os lotes e um muro recente, que foi derrubado com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos. Para preservar o espaço, a GCM segue monitorando o local pelas próximas horas, inclusive durante a madrugada.

“Nós trabalhamos em conjunto e não permitiremos que invasões como essa aconteçam aqui em Itaquá. Orientamos que a população fique de olho, denuncie pelo 153 e sempre desconfie de valores baixos, além de consultar se o lote é regular na prefeitura”, detalhou o prefeito Eduardo Boigues.

Vale ressaltar que loteamentos clandestinos trazem problemas de estrutura urbanística, além de questões ligadas ao saneamento básico como água e esgoto, acarretando uma série de problemas para o munícipe.

Denúncias de crimes ambientais como aterramento, supressão (corte) de vegetação e descarte de lixo devem ser feitas pelo 153, já a consulta de regularização na Secretaria de Planejamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Vereador José Barbosa de Araújo, 260 – 1º andar – Vila Virgínia.

Fotos: Dayane Oliveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher