Em sessão ordinária nesta terça-feira, 6, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento n° 77/2023, de autoria da vereadora Inês Paz (PSOL), que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à Pastoral da Ecologia da Diocese de Mogi das Cruzes.
“Há dez anos, a Diocese de Mogi das Cruzes lançava a Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente. O início desse trabalho pastoral se deu após a chegada de dom Pedro Luiz Stringhini, nosso atual bispo, que constatou a necessidade de uma atuação efetiva de seus fiéis na defesa de nossa Mãe Comum”, argumenta a parlamentar.
Mais de 65% do território de Mogi estão localizados em áreas de preservação ambiental, abrigando espécies raras da flora e fauna. A Cidade é cortada pelas serras do Itapeti e do Mar, importantes reservas de Mata Atlântica, além de ser atravessada pelo Rio Tietê.
“Isso evidencia a importância e a responsabilidade da Pastoral Ecológica na defesa e manutenção das nossas áreas verdes”, justifica Inês.
A psolista enumera algumas das realizações da Pastoral da Ecologia nesses dez anos:
• doação de óleo para produção de sabão;
• arrecadação e distribuição de lacres de latas e tampinhas de garrafa pet;
• caminhadas de conscientização;
• plantio de árvores;
• instalação da barraca do Divino Verde na Festa do Divino e realização de caminhada ecológica dentro do maior evento católico da Cidade.