InícioMogi das cruzesProfessora Su Canfora receberá título de Cidadã Mogiana

Professora Su Canfora receberá título de Cidadã Mogiana

Os parlamentares da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram, durante a sessão ordinária desta terça-feira (06), o Projeto de Decreto Legislativo n° 10/2023, que consignou à professora Sueli Maria Ferreira Canfora o Título de Cidadã Mogiana. A Proposta foi do vereador Osvaldo Silva (REP), motivada pelos serviços da homenageada em prol da educação, cultura e literatura em Mogi das Cruzes.

“É uma homenagem merecida e se deve a história de vida que Su Canfora tem, por ser um exemplo de garra e superação e que enfrentou muitas dificuldades para realizar seus sonho”, ressaltou Silva.

A homenageada é professora, contadora de histórias, escritora, poeta, radialista e artesã. Como escritora adotou o nome literário de Su Canfora, com o qual hoje é reconhecida. É membro titular vitalício da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP). Como membro da ALCA, ocupa a cadeira de n° 5 da Academia de Letras.

Su Canfora é professora graduada em Letras pela antiga FAI – Faculdades Associadas Ipiranga, hoje UNIFAI, e pós-graduada em Literatura Infantil e Contação de Histórias, com vários cursos de extensão universitária nessas áreas, além de cursos e oficinas de teatro, contação de histórias, teatro de fantoches e de sombras. Com 27 anos de carreira na área educacional, Su Canfora morava no bairro paulistano do Ipiranga e começou a lecionar em Guaianases, mas após um período solicitou remoção e começou a dar aula em Poá e em Mogi das Cruzes, município que escolheu para morar com a família desde 1987.

Em Mogi das Cruzes, lecionou durante vinte e cinco anos na rede estadual de ensino. Atuou na mesma escola por dezenove anos, onde, por mais de uma década, coordenou a biblioteca da escola. Nesse cargo, ela desenvolveu com os alunos e com a comunidade, atividades de teatro de sombras, de fantoches e oficinas de contação de histórias.

Com enredos de sua própria autoria e de outros autores, ela já apresentou fábulas e narrações em escolas públicas e particulares, creches, bibliotecas, igrejas, centros culturais e educacionais, aniversários, datas comemorativas, eventos, formaturas, inaugurações, hotéis etc.

Em setembro de 2015, na programação de inauguração do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, Su Canfora esteve à frente do projeto de contação de histórias “Era Uma Vez…” ocupando a Sala Multiuso “Wilma Ramos”. O projeto aconteceu semanalmente, com a participação de crianças de escolas municipais, estaduais e particulares.

Como escritora e poeta, registrou a sua participação em feiras como a 5ª Feira Literária Serra do Itapety e na I e II Feira Literária de Mogi das Cruzes. A homenageada também participou da II Bienal Literária de Taubaté em 2022 e da Bienal Internacional do Livro. Nesta última feira cultural, ela teve a sua primeira obra, o livro infantojuvenil “Minha Caminha de Algodão”, lançado em 2018.

A artista participou ainda de 11 antologias, entre elas a coleção “Onde Canta o Sabiá” — Edição Bilíngue lançada na Bienal Internacional do Livro em 2022.

Depois dessa publicação, vieram outras duas: “Cheirinho de Chá — Pequenas Porções de Vida”, que é um livro de contos e crônicas publicado em 2020; e “Florada da Cerejeira”, livro de poesia publicado em 2021.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher