InícioSuzanoCultura tem programação extensa em celebração ao Mês da Consciência Negra

Cultura tem programação extensa em celebração ao Mês da Consciência Negra

Eventos ocorrem em quatro locais e têm início nesta sexta-feira (10/11); atividades contam com saraus, debates, apresentações e exposições

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (segunda-feira), a Secretaria de Cultura de Suzano preparou uma programação especial para a população. Os eventos são gratuitos e vão acontecer ao longo do mês em vários pontos da cidade. As atividades se juntam a um cronograma recheado de atrações disponibilizadas no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro), que pode ser conferido no link bit.ly/programacaocultura2023.

As atrações serão no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), no Casarão das Artes (rua Vinte e Sete de Outubro, 271 – Centro), no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), e em uma rua do bairro Jardim Vitória. Os eventos têm início nesta sexta-feira (10/11), às 18 horas, com a abertura da exposição “Encanto: ArteVivência da Afro-Diáspora”, com curadoria de Diogo Nógue, no Centro Cultural Moriconi. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até 30 de novembro. No mesmo dia e local, mas às 19 horas, será realizada a palestra “Saúde Mental da População Negra”, com a psicóloga Gabriele de Souza.

No sábado (11/11), das 15 às 22 horas, será a vez do evento “Quilombo Cultural” com exposições, sarau e apresentações de DJs e Jazz Band. O evento acontece no Casarão das Artes. A semana seguinte, no Centro Cultural Moriconi, começa com a palestra “Literatura Negra no Contexto da Lei Federal 10.639/03”, com Lívia Barros, às 19 horas de segunda-feira (13/11).

Ainda no Centro de Educação e Cultura, a programação segue na terça-feira (14/11), às 14 horas, com a palestra “A Lei Federal 10.639/03 e a Conferência Nacional de Educação (Conae)”, com Edmar Silva. Na quinta-feira (16/11), às 19 horas, no mesmo local, ocorre a palestra “Intolerância Religiosa”, com Ebomy Conceição e Mãe Cris.

No sábado (18/11), o Max Feffer recebe três eventos: das 10 horas ao meio-dia ocorre a aula aberta de capoeira do “Projeto Mais Capoeira”, pelo Grupo Ginga Palmares e Samba de Roda, com Aleteia Loiola, do “Projeto Flores da Laranjeira”.

No domingo (19/11), às 11 horas, também no Max Feffer, acontece a Aula Aberta de Capoeira com a Academia Baraúna. Do meio-dia às 17 horas, no mesmo local, será realizado o “Samba no Parque” com a Comunidade Bom Ambiente e o Grupo Time Certo, além da Feira Afro. Já no dia do feriado de Consciência Negra, das 10 às 12h30, ocorre o “Encontro Cultural das Religiões de Matrizes Africanas Contra a Intolerância Religiosa” e, em seguida, das 13 às 17 horas, as apresentações musicais com as bandas de reggae Nativo Urbanizado, Kilimanjaro e Irmandade Africana. Os dois eventos também terão o parque municipal como palco.

Por fim, a Cultura realiza mais duas atividades: a primeira será a “Rua do Samba”, que nesta edição acontece no dia 25 (sábado), das 14 às 18 horas, na avenida Leonardo Pinto Mendonça, em frente à Unidade Básica de Saúde Maria de Lourdes Cardozo Mathias, no Jardim Vitória, em homenagem ao sambista Lusmar, e a outra no dia 29 (quarta-feira), às 19 horas, no Moriconi, onde vai rolar a segunda edição do “Fala Preta e convidadas”.

Para o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, a programação do mês reflete a importância que a data representa para Suzano. “São eventos escolhidos que valorizam a cultura afro em nossa cidade. O Dia da Consciência Negra precisa ser lembrado e enaltecido em nosso município e, por isso, teremos uma programação tão extensa para que haja debate e troca de ideias, além de diversão e entretenimento. É um momento de reflexão de para onde estamos indo e onde queremos chegar”, ressaltou.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher