História de Mogi vira livro e revistas em quadrinhos da Turma da Mônica

A história de Mogi das Cruzes virou livro em quadrinhos do famoso escritor Maurício de Souza e será contada pela Turma da Mônica. As publicações especiais surgem de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, e o Instituto Mauricio de Sousa.

Graças ao projeto, as escolas municipais da cidade receberão duas revistas em quadrinhos e um livro, acompanhados de orientações de leitura dos professores. As obras também estarão disponíveis nas bibliotecas escolares, a partir do segundo semestre deste ano, para os alunos do Infantil III à EJA.

O livro foi escrito por técnicos do Deped (Departamento Pedagógico) da Secretaria de Educação. Depois, o conteúdo foi editado, ilustrado e diagramado pelo estúdio Mauricio de Sousa. O livro “Um passeio por Mogi das Cruzes” relata uma excursão das crianças do bairro do Limoeiro por locais importantes da cidade.

Muito conhecido por ‘gibi’, as revistas foram escritas com apoio da Secretaria de Cultura e destacam aspectos culturais e históricos: “Mogi das Cruzes e suas Festas Culturais”, narrada por Chico Bento, aborda o Akimatsuri e a Festa do Divino. Já “A história de Mogi das Cruzes”, narrada por Mauricio de Sousa, descreve a trajetória do município desde sua fundação até hoje.

Maurício nasceu em Santa Isabel, mas viveu toda infância e juventude em Mogi das Cruzes. Em várias ocasiões, ele falou abertamente sobre as ótimas lembranças que tem da cidade.

Em entrevista exclusiva à GAZETA, o criador da Turma da Mônica falou sobre a importância do projeto e o significado para ele próprio:

“Este livro e os gibis que o Instituto Mauricio de Sousa produziu para a história de Mogi das Cruzes é, de certa forma, uma volta às minhas boas memórias nesta cidade, onde vivi por muitos anos. Chico Bento, um dos personagens criados naquela época de minha juventude conta parte desta história. Mogi merece muitas homenagens! Sempre!”.

O prefeito Caio Cunha (PODE) falou sobre a homenagem à cidade: “Mauricio de Sousa tem uma história com Mogi. Parte de sua vida foi aqui e, inclusive, alguns personagens da Turma da Mônica nasceram aqui. Nada mais justo do que contar a nossa história junto desse grande autor e desenhista. É um presente para nós!”.

De acordo com a secretária de Educação, Marilu Beranger, os livros tornaram o ensino mais interessante para os alunos.

“Todos os nossos alunos, independentemente da idade, conhecem a Turma da Mônica. Ter esses personagens em um livro que será entregue aos nossos estudantes torna o aprendizado em sala de aula mais significativo. E é a prova de que Mogi é realmente uma cidade leitora.”