Centro de Referência de Direitos Humanos e Cidadania Móvel também foram entregues
A Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania de Itaquaquecetuba apresentou um combo de novidades nesta quinta-feira (15). Além da nova sede na rua Nemésio Cândido Gomes, 30 – Vila Zeferina, inaugurou o Centro de Referência de Direitos Humanos e apresentou a van Cidadania Móvel.
A secretaria agora conta com uma estrutura ampla para atender a população com recepção, salas de reuniões, assessoria técnica, além de espaços destinados à gestão e à promoção dos direitos humanos. Vereadores, secretários, a primeira-dama Mila Prates e o prefeito Eduardo Boigues participaram da cerimônia.
Com ações de políticas públicas, a pasta busca garantir a dignidade e integridade de todos. “Os detalhes foram pensados para atender com carinho e profissionalismo a população. Aqui, todo mundo dá a mão por todos os indivíduos. Independente da cor, raça, gênero, orientação sexual ou crença, queremos que todos sejam respeitados e incluídos”, disse a chefe da pasta, Hadla Issa.
O Centro de Referência de Direitos Humanos oferece acolhimento, orientação e suporte às vítimas de violação de direitos, combatendo o preconceito, a discriminação, intolerância, abusos e outras injustiças. São duas salas de atendimento onde a população pode receber orientação profissional com assistentes sociais, psicólogos e profissionais jurídicos.
Já a Cidadania Móvel tem a missão de levar os serviços da secretaria até o munícipe, percorrendo os bairros para levar orientação sobre direitos, receber denúncias, solicitar a segunda via de documentos e contas de consumo, além de elaborar currículos.
“Quando mudamos o nome da Secretaria de Políticas para Mulheres para Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania foi em respeito à democracia. Aqui temos lugar para acolher todo mundo. O que não atender, nossa van vai alcançar ao percorrer os bairros periféricos da cidade”, acrescentou o prefeito.
Fotos: Dayane Oliveira