Levantamento também traz o atual prefeito, Caio Cunha (Podemos), candidato à reeleição, com a maior rejeição entre os concorrentes: 46,8%
Levantamento divulgado pelo Instituto Opinião mostra que a candidata a prefeita de Mogi das Cruzes-SP pelo PL, Mara Bertaiolli, pode ser eleita no domingo (6/10) em primeiro turno. No cenário estimulado, a liberal detém 49% das intenções de votos válidos – 18 pontos percentuais à frente do atual mandatário, Caio Cunha (Podemos), postulante à reeleição e que pontua 31%.
O estudo traz na sequência o candidato Rodrigo Valverde (PT), que soma 18%. Bem atrás, em segundo pelotão, aparecem Sheila Mantovani (Mobiliza) e Roberto Rodrigues (PRTB), que, juntos, totalizam 1%.
De acordo com a mais recente pesquisa do Instituto Opinião para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, Mara também lidera em outros cenários. No levantamento espontâneo, por exemplo, quando não há a apresentação dos nomes dos concorrentes aos entrevistados, a liberal segue liderando, com 33,2% dos votos. Cunha aparece atrás, com 18,2%. O candidato petista é o terceiro colocado, somando 12,8%. Votos brancos ou nulos alcançam 11,2%. Não sabem em quem votar são 24,4%.
Vitória, também, no 2º turno
O Instituto Opinião também simulou cenários em caso de segundo turno em Mogi das Cruzes. A postulante à majoritária pelo PL sai vitoriosa em todos os embates.
Mara soma 51,3% contra 30,2% do atual prefeito. Se considerar o confronto entre a liberal e Valverde, a distância é ainda maior: 54,7% a 27,3%.
Rejeição
O Instituto Opinião avaliou, ainda, o índice de rejeição dos candidatos ao Paço Municipal mogiano. Cunha é o campeão de aversão dos eleitores: 46,8% dos entrevistados disseram que não votariam no atual prefeito de jeito nenhum. Valverde vem na sequência, com 29%.
Metodologia
O levantamento do Instituto Opinião ouviu 600 pessoas e foi realizado entre os dias 25/9 e 27/9. O grau de confiança da pesquisa, que foi divulgada nesta semana, é de 95%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° SP-05639/2024.
Campanha do bem
A pesquisa do Instituto Opinião ratifica levantamentos anteriores divulgados na cidade, nos quais Mara aparece em primeiro lugar.
Para a liberal, os números simbolizam o sentimento de mudança que ela e seu grupo político presenciam nas ruas e que convergem em alternância de poder e em eficiência em gestão:
“Estamos fazendo uma campanha pés no chão, limpa, com um plano de governo elaborado ao lado do povo e, ao mesmo tempo, combatendo as fake news plantadas, irresponsavelmente, pela oposição. As pesquisas traduzem a vontade dos mogianos por mudança, por uma cidade melhor, desenvolvida e humanizada. Estamos confiantes de que seguimos no caminho certo”.
Força Política
Com Téo Cusatis (PSD) na vice, Mara lidera a coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, que reúne as maiores siglas do País de direita, de centro e de centro-direita: PL, PSD, Republicanos, Progressistas, MDB e União Brasil. A aliança partidária conta com 144 candidatos ao Legislativo.