A prova do Enem 2024 utilizou o tema de redação “desafios para a valorização da herança africana no Brasil” e assim, trouxe à tona uma antiga questão: o respeito à cultura afro-brasileira, bem como em sua religiosidade. Em Ferraz de Vasconcelos, esta valorização é respeitada e, por isso, no próximo sábado (16) haverá o encontro dos povos das religiões de Matriz Africana, a partir do meio-dia, na Praça dos Trabalhadores, no Centro de Convenções.
Na cidade de Ferraz de Vasconcelos, a construção de uma sociedade plural e igualitária é lei que contempla feriado municipal ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), celebração da semana festiva, implantação do Programa de Assistência Integral às Pessoas Portadoras de Traços Falciforme ou anemia Falciforme e a criação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Ferraz de Vasconcelos (Lei n° 3.472, de 30 de agosto de 2022).
O respeito à cultura afro-brasileira e à sua religiosidade será vivenciada neste evento gratuito e livre para todas as idades e, que contará com a participação de mais de 80 Casas de Axé.
Vale salientar que esta ação é fruto de uma sólida parceria entre a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e uma emenda parlamentar do vereador Claudio Ramos.
O encontro contará com uma programação diversificada, incluindo comidas típicas da cultura afro-brasileira, apresentações culturais de danças, música e um desfile de moda afro.
A titular da pasta, Ana Rosa Augusto Rodrigues, comentou sobre a relevância do evento. “Esses momentos serão uma verdadeira imersão nas expressões artísticas e culinárias que têm suas raízes na África e que, ao longo dos séculos, se misturaram e se enriqueceram com as influências brasileiras. O evento é gratuito e aberto para todas as idades, oferecendo uma excelente oportunidade para que as famílias, jovens e adultos se conectem com a história e a cultura afro-brasileira”, disse a secretária.
As religiões de matriz africana, como o Candomblé, a Umbanda e outras, são expressões de fé que resistiram ao longo do tempo, preservando suas raízes e influenciando a identidade cultural do país. É fundamental reconhecer a importância dessas religiões para o fortalecimento da diversidade cultural e para o combate ao preconceito e à intolerância religiosa.
A praça dos Trabalhadores está situada na Avenida Brasil, 1807, na Vila Romanopolis.
Mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 4677-7238.