InícioUncategorizedViveiro Municipal abre inscrições para curso de criação de abelhas sem ferrão

Viveiro Municipal abre inscrições para curso de criação de abelhas sem ferrão

Atividade será promovida em parceria com o Saspe no próximo sábado (30/11); ao todo, 30 vagas estão disponíveis aos interessados

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura, em parceria com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), abriu as inscrições para a segunda edição do workshop gratuito de criação de abelhas sem ferrão, conhecido como meliponicultura. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis. A atividade está programada para ocorrer no próximo sábado (30/11), no próprio Viveiro Municipal, localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, das 8 horas ao meio-dia.

A oficina será ministrada pelo apicultor e tecnólogo Rinaldo Silva, profissional com mais de 25 anos de experiência na área e que é inscrito no Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama, o que o atesta para atuar com práticas apícolas de maneira sustentável e alinhada às normas ambientais.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de aprender e praticar, de forma gratuita, técnicas relacionadas à criação de abelhas sem ferrão. Entre as atividades previstas se destacam a confecção de iscas para atrair esses insetos e a construção de caixas específicas para abrigá-los. Essa prática contribuiu para a preservação ambiental, mas também pode ser uma fonte de geração de renda, já que as caixas e os enxames podem ser comercializados. Além das ações práticas, os alunos também conhecerão os benefícios dos produtos derivados das colmeias, com destaque para os cosméticos naturais, como sabonetes, shampoos e cremes estéticos.

As inscrições estarão disponíveis até o preenchimento das 30 vagas. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos e comparecer à sede do Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – Centro), das 8 às 17 horas. Os interessados devem apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência de Suzano. No dia do workshop os participantes deverão trazer alguns materiais para a realização das atividades práticas: duas garrafas PET de dois litros, folhas de jornal e uma fita adesiva transparente. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4749-3943.

“Estamos promovendo uma segunda chance para que as pessoas possam desenvolver a prática da meliponicultura, que alia a preservação da natureza com possibilidades econômicas para os participantes. Nosso objetivo é proporcionar um aprendizado transformador, capaz de trazer benefícios tanto individuais quanto coletivos”, destacou a dirigente do Saspe e coordenadora do Viveiro Municipal, Larissa Ashiuchi.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher