Atividade contou com a participação de 60 crianças, dos períodos da manhã e da tarde, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, e foi realizada por meio do projeto ‘Luar – Luz sobre as Artes’
Alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, do Jardim Maitê, realizaram na última quinta-feira (21/11) a grafitagem do túnel que liga o bairro ao Jardim Luela (rua Regino Alves de Almeida). A ação foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto “Luar – Luz sobre as Artes”, do Instituto Albert Sabin, que busca incentivar a expressão artística e a valorização cultural entre os estudantes, e contou com o apoio da empresa de transporte ferroviário MRS Logística. A atividade teve a participação de 60 crianças, dos períodos da manhã e da tarde, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.
Na ocasião, durante todo o dia, os estudantes, além de realizarem os grafites, receberam informações sobre segurança ferroviária, tanto a respeito do cuidado com o ambiente urbano quanto da importância da arte como forma de expressão e conscientização. A ação contou com o apoio da equipe pedagógica da escola, de instrutores e da comunidade local. Estiveram presentes a coordenadora do setor de Programas, Projetos e Inovação da Secretaria de Educação, Sueli Stuchi, e os integrantes de sua equipe, composta por Márcia de Oliveira e Ronaldo Junior.
Em setembro deste ano, a mesma instituição de ensino recebeu uma palestra do projeto Luar, que contou com a presença de um maquinista da MRS Logística. Ele compartilhou suas experiências e os desafios enfrentados no cotidiano das operações ferroviárias. Além disso, foram apresentadas medidas preventivas fundamentais para garantir a segurança de todos, com ênfase na proteção de moradores e pessoas que circulam nas proximidades das ferrovias.
Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a combinação de arte e conscientização é muito positiva. “Antes de tudo, gostaria de agradecer as parcerias estabelecidas, que tornaram possível unir a arte à conscientização, proporcionando aos estudantes uma experiência mais rica e transformadora. Essas ações valorizam a expressão artística, mas também reforçam a importância da preservação e da segurança em nossa cidade, especialmente nas áreas próximas às ferrovias. Acredito que projetos como este têm o poder de despertar nos alunos uma maior consciência sobre seu papel na sociedade e o impacto que suas ações podem ter no mundo ao seu redor”, apontou.