
O prefeito Saulo Souza está ampliando o programa de eficiência energética em Poá, desenvolvido em parceria com a EDP. A iniciativa inclui a instalação de usinas fotovoltaicas em escolas municipais, a expansão do projeto para novas unidades de ensino e a modernização da iluminação pública com mais de 600 luminárias de LED.
Além disso, o investimento total das ações no município desde o início de 2025 ultrapassa R$ 2,3 milhões, reforçando o compromisso com inovação, economia e sustentabilidade.
Escolas recebem usinas solares e ampliam uso de energia limpa
As EMEBs Professora Walkiria Jannoni Vieira e Professor Walter de Almeida Monteiro já receberam sistemas de geração de energia solar. Além disso, uma das unidades também passou pela substituição completa da iluminação por lâmpadas de LED.
Dessa forma, o projeto reduz o consumo de energia elétrica e amplia a sustentabilidade nas unidades escolares.
O investimento inicial da EDP nesta etapa foi de R$ 485 mil. Assim, a expectativa é de economia anual significativa e maior eficiência no uso dos recursos públicos.
Poá se torna referência regional em energia solar
O município já havia dado um passo importante em 2025 com a implantação da primeira usina fotovoltaica no Pronto Atendimento Municipal Dr. Guido Guida. Desde então, o sistema reduziu em cerca de 50% os custos de energia da unidade.
Além disso, a expansão do programa para outras escolas reforça o avanço da política de eficiência energética em Poá.
Com isso, a gestão municipal direciona recursos economizados para áreas prioritárias, como Saúde e Educação.
Programa prevê economia e redução de impactos ambientais
O projeto também prevê redução superior a 90% nos gastos com energia nas unidades contempladas. Além disso, a estimativa é de economia anual superior a R$ 100 mil.
Dessa maneira, o município reduz custos e ainda contribui para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa.
Assim, o programa une benefícios econômicos e ambientais, fortalecendo a sustentabilidade na administração pública.
Iluminação pública recebe mais de 600 luminárias de LED
Em reunião entre a Prefeitura e a EDP, ficou definida a instalação de mais de 600 luminárias de LED em diversos bairros de Poá.
Além disso, a modernização da iluminação pública deve aumentar a eficiência energética e melhorar a segurança urbana.
Dessa forma, a população passa a contar com ruas mais iluminadas, seguras e sustentáveis.
Parceria reforça inovação e gestão eficiente
Segundo o prefeito Saulo Souza, o programa representa uma política de continuidade voltada à eficiência, inovação e responsabilidade ambiental.
Além disso, o gestor da EDP, Roberto Miranda, destacou que a iniciativa contribui para reduzir custos, ampliar o uso de energia renovável e gerar benefícios sociais e ambientais.
Por fim, a ampliação da eficiência energética em Poá reforça o compromisso do município com uma gestão moderna e sustentável, que transforma economia em mais investimentos para a população.
