
O PEPTA em Ribeirão Pires recebeu, na última quinta-feira (25), estudantes do curso técnico de Administração da Escola Estadual Dom José Gaspar para uma visita aos principais espaços administrativos do município.
A atividade proporcionou uma experiência prática sobre o funcionamento da administração pública. Além disso, os alunos conheceram a estrutura responsável pelos serviços oferecidos à população.
Estudantes visitaram espaços da Prefeitura
Durante o roteiro, os participantes conheceram o Paço Municipal, o Centro Histórico Literário Ricardo Nardelli (CHL), o Mirante da Torre do CHL e o gabinete do prefeito.
Assim, os estudantes acompanharam de perto como funciona a gestão pública e entenderam a organização dos serviços municipais.
Além disso, puderam esclarecer dúvidas sobre as funções de cada setor e a rotina dos servidores públicos.
Alunos conheceram ações ambientais
O PEPTA em Ribeirão Pires também incluiu uma atividade promovida pelo Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação.
Na ocasião, os estudantes participaram da apresentação “Mundo dos Insetos”, que integra as ações de educação patrimonial, turística e ambiental desenvolvidas pelo programa.
Dessa forma, a visita ampliou os conhecimentos dos participantes sobre educação ambiental e preservação.
Centro Histórico reforçou aprendizado
Durante a passagem pelo Centro Histórico Literário Ricardo Nardelli, os alunos conheceram um dos mais novos espaços culturais e turísticos da cidade.
Além disso, o grupo visitou o Mirante da Torre, que oferece uma vista panorâmica de Ribeirão Pires. A atividade destacou a importância da preservação do patrimônio histórico e do turismo local.
Gabinete do prefeito encerrou a visita
O roteiro terminou no gabinete do prefeito, onde os estudantes conheceram o espaço destinado às principais decisões administrativas do município.
Com essa experiência, os participantes ampliaram a compreensão sobre o papel do Poder Executivo e sobre o funcionamento da administração pública.
A iniciativa faz parte das ações do PEPTA para aproximar os estudantes da história, da gestão pública e do patrimônio cultural de Ribeirão Pires.
