
O projeto “Cão Amigo” da Guarda Civil Municipal participou da formatura do Proerd em Ribeirão Pires, realizada nesta quinta-feira (25), no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro. A ação reuniu mais de 200 alunos e familiares e reforçou temas de cidadania, respeito e convivência.
Além disso, a iniciativa aproximou o público do trabalho realizado pelo Canil da GCM e ampliou o caráter educativo da cerimônia.
Apresentações do Canil chamaram a atenção do público
Durante o evento, a equipe do Canil da Guarda Civil Municipal realizou demonstrações de agilidade, faro e obediência.
Os cães também participaram de simulações de situações reais de atuação em operações de segurança. Dessa forma, o público conheceu na prática o trabalho desenvolvido pelos animais no apoio às ações da corporação.
Além disso, os agentes reforçaram orientações sobre respeito, convivência e valores familiares.
Palestra reforçou cidadania e convivência
O encontro também contou com uma palestra educativa voltada aos estudantes e responsáveis.
Durante a atividade, a equipe destacou a importância do respeito aos pais, aos mais velhos e à comunidade. Assim, o evento conectou educação, segurança e cidadania em uma mesma ação.
Projeto já atende escolas e amplia atuação social
Iniciado em junho de 2025, o projeto “Cão Amigo” da GCM já passou por escolas municipais, estaduais e particulares.
Com o crescimento da iniciativa, as atividades também chegaram a clínicas que atendem crianças com TEA. Além disso, o projeto participou de eventos como a SIPAT e outras ações institucionais.
Dessa forma, o programa amplia seu alcance e fortalece o vínculo entre a Guarda Civil e a comunidade.
Ação reforça integração entre segurança e educação
A presença do Canil na formatura do Proerd reforçou a integração entre educação e segurança pública em Ribeirão Pires.
Além disso, a iniciativa aproximou os estudantes das atividades realizadas pela GCM e incentivou valores de convivência e responsabilidade social.
