As 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados sob gestão do Instituto Baccarelli passam a fazer parte do Circuito Spcine, com sessões gratuitas e programação semanal com produções atuais, incluindo sucessos de bilheteria, animações infantis e filmes participantes de mostras internacionais
São Paulo está ganhando mais 12 salas de cinema com entrada totalmente gratuita nos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte do projeto de expansão do Circuito Spcine, a novidade é uma iniciativa da prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Educação e de Cultural, e leva aos territórios atendidos pelas unidades uma programação atual, com filmes do circuito comercial, animações infantis, produções nacionais e destaques das principais mostras internacionais. As inaugurações dos espaços, que contam com tecnologia de ponta e recursos de acessibilidade, iniciaram-se em junho, e seguem até o final de setembro.
“Nosso objetivo é oferecer mais cultura e entretenimento para a população de São Paulo, especialmente em regiões com poucas opções de cultura e lazer para as famílias”, afirma Edilson Ventureli, CEO do Instituto Baccarelli. “Com essa parceria, estamos levando o cinema para dentro dos CEUs, com sessões gratuitas de filmes atuais, como Divertidamente 2 e Meu Malvado Favorito 4. Sabemos que o cinema não é algo acessível para a periferia, e essa iniciativa busca justamente mudar esse cenário.”
Das 12 unidades sob gestão do Instituto Baccarelli, as primeiras a receber o projeto foram os CEUs São Miguel, em junho; e Parque Novo Mundo e Pinheirinho, em julho. Em agosto, estão sendo contemplados os CEUs Barro Branco / Cidade Tiradentes, Vila Alpina / Vila Prudente, São Pedro / José Bonifácio, Parque do Carmo, Carrão / Tatuapé e Arthur Alvim. Já em setembro, será a vez dos CEUs Tremembé, Freguesia do Ó e Taipas.
Com exibições semanais que incluem desde sucessos de bilheteria até animações infantis e filmes de mostras internacionais, o Circuito Spcine tem o objetivo de democratizar o acesso ao cinema, especialmente em regiões não atendidas pelo circuito comercial. As sessões ocorrem às quintas, domingos e quartas, sempre com três sessões diárias e horários variados, para atender diferentes públicos.
Cada sala é equipada com projetores digitais de última geração e recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, audiodescrição e legenda oculta, garantindo que todas as pessoas possam desfrutar das sessões. Os espectadores podem solicitar os recursos de acessibilidade com antecedência, e receberão equipamentos exclusivos para uso durante a exibição.
“Ampliar o acesso ao cinema em locais fora do circuito comercial é uma prioridade para nossa gestão. Queremos que todos os paulistanos, independentemente de onde moram, tenham a oportunidade de vivenciar a magia do cinema. Essas salas de cinema nos CEUs são um passo importante para atingir esse objetivo”, destaca Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
Programação e ingressos
A programação é renovada semanalmente, com novos filmes entrando em cartaz todas as quintas-feiras e permanecendo até a quarta-feira seguinte. As sessões ocorrem às quartas e quintas-feiras às 15h, 17h e 19h, e aos domingos às 11h, 13h e 15h. Além disso, toda última quarta-feira do mês tem horários alternativos, com sessões matinais às 8h, 10h e 13h.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente com antecedência, sujeito à lotação da sala. Para garantir o ingresso é necessária a apresentação de RG, de acordo com a faixa etária de cada filme – menores de idade acompanhados de responsável legal não precisam apresentar, desde que a pessoa responsável esteja presente. O cinema é aberto a toda a população, e não é necessário estar matriculado ou cadastrado no CEU para participar.
A programação completa e as informações sobre os filmes estão disponíveis no site da Spcine, e são publicados semanalmente nas redes sociais dos CEUs. Os usuários também podem receber atualizações via WhatsApp, por meio de um número gerenciado pela Spcine e disponível no site do Circuito Spcine.