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Pneu do futuro será à prova de furo, feito de casca de arroz e terá Wi-Fi

“O pneu vai continuar preto, redondo e com um buraco no meio para encaixar na roda. O que vai mudar radicalmente são os materiais e a implementação de novas tecnologias”, diz Falkenstein.Para Celso Pereira, da Continental, os pneus do futuro também serão parecidos com os atuais, mas inovações devem proporcionar rupturas no setor. “Inteligência artificial e conectividade vão fazer parte da vida do pneu. Mas, em comparação aos de hoje em dia, devem ser parecidos”.Outras fabricantes, como a Goodyear, já testam modelos esféricos. Além de melhorarem a estabilidade em velocidades altas e poder girar 360 graus, o desgaste também é menor por conta da grande superfície de borracha.
Novos materiais
O pneu atual ainda é feito com materiais de origem petrolífera, como borracha sintética e negro de fumo. Com o passar dos anos, a Pirelli entende que essa matéria-prima será substituída por elementos naturais.
“A borracha sintética será substituída pela natural, extraída de uma árvore. O negro de fumo usado como reforço vai dar lugar à sílica de casca de arroz”, projeta Falkenstein. Outros compostos são lignina (um subproduto da madeira), óleo de soja, resina de caju e estearato de zinco vegetal.
“Estudamos fontes alternativas de extração da borracha natural para substituir a de origem fóssil. Até a reciclagem de garrafas pet pode se tornar uma alternativa. Há a expectativa de que um pneu feito com 60% de materiais naturais esteja nas lojas já em 2030”, diz Pereira. Os pneus já desempenham funções de segurança, mas os especialistas apontam que as tecnologias atuais serão aperfeiçoadas. “Alguns carros já monitoram a pressão dos pneus. Com a adoção de um sistema Wi-Fi direto na roda, o pneu pode comunicar este dado com mais precisão ao veículo”, afirma Falkenstein.
Para a Continental, o pneu da década de 2080 poderá monitorar até o próprio desgaste. Isso inclui as condições da banda de rodagem, a profundidade dos sulcos, a temperatura e a pressão. “Podemos até chamar o pneu do futuro de smart tyre”, elabora Pereira.
“É normal que as pessoas esqueçam que o estepe temporário está instalado e atinjam altas velocidades nas estradas. Com o pneu do futuro, o carro receberá um comando via Wi-Fi para limitar a aceleração” Da mesma forma, os especialistas entendem também que os pneus poderão até mudar de textura ou de pressão de acordo com o tipo de estrada. “O pneu do futuro terá um sistema que permitirá enchê-lo ou esvaziá-lo em movimento. Pensando em vida útil, até mesmo para veículos de carga, será algo revolucionário que aumentará a durabilidade”, pontua o diretor da Continental.
Economia e durabilidade
As fabricantes vão focar em pneus mais duráveis, menos ruidosos e de baixa resistência ao rolamento. Essas características serão fundamentais, ainda mais considerando que apenas carros elétricos estarão à venda daqui 60 anos. “Um pneu de baixa resistência ao rolamento vai consumir menos da bateria e melhorar a autonomia final do veículo”, conjectura o especialista da Continental.
Outro ponto importante sobre a estrutura geral das rodas é que os carros elétricos são mais pesados por causa das baterias. Assim, o desenvolvimento de pneus capazes de aguentar mais peso deve ser acelerado já nos próximos anos.
“Antigamente, existia a regra de que para um pneu ter resistência baixa, precisaria comprometer sua durabilidade. Com o avanço da tecnologia, estamos provando que essa associação está errada”, finaliza Celso Pereira.
Manutenção
Os pneus run-flat já são comuns em carros de luxo no Brasil. Eles permitem que o veículo ande alguns quilômetros em velocidade limitada, excluindo a necessidade de parar à beira de uma estrada perigosa para colocar o estepe.
Outras tecnologias, como a seal inside, também estão disponíveis. Ela consiste na aplicação de um selante interno que identifica o furo no pneu e pode fechá-lo sem intervenção humana. Portanto, não é difícil de imaginar que métodos de reparabilidade serão aprimorados nos próximos 60 anos. Chegaremos ao ponto de um pneu que não fura ou estoura? Para os especialistas, podemos sonhar.

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