
A Prefeitura de Arujá participou do 26º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado entre os dias 16 e 19 de junho, em Fortaleza (CE). A Secretaria Municipal de Assistência Social representou o município no evento.
A comitiva contou com a secretária adjunta Adriana Ferreira, o coordenador do Cadastro Único, Maxwel da Costa, e a técnica de Vigilância Socioassistencial, Renata Muniz.
Debates sobre políticas públicas
Com o tema “O SUAS na perspectiva municipalista: avanços, desafios e seu papel na consolidação da proteção social brasileira”, o encontro reuniu mais de 2.500 participantes de todo o Brasil.
Durante os quatro dias de programação, a equipe de Arujá acompanhou painéis, conferências e oficinas. Além disso, participou de debates sobre o financiamento permanente do SUAS, o Cadastro Único, o Programa Bolsa Família, a primeira infância, o trabalho social com famílias, a segurança alimentar, a inovação tecnológica e a qualificação dos serviços.
Também ganhou destaque a PEC 7/2026, que trata do financiamento permanente da assistência social. Ao mesmo tempo, os participantes discutiram os desafios da gestão municipal do Cadastro Único e o fortalecimento da rede de proteção social.
Além disso, especialistas destacaram a importância da Vigilância Socioassistencial. Dessa forma, gestores podem elaborar políticas públicas com base em diagnósticos, indicadores e evidências. Assim, o planejamento dos serviços torna-se mais eficiente.
Participação de Arujá
O encontro também sediou a Assembleia Geral do Congemas. Na ocasião, os gestores debateram e deliberaram sobre pautas estratégicas para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Adriana Ferreira participou da assembleia como delegada da representação paulista. Com isso, integrou o grupo de gestores que representou o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social e o município de Arujá.
Compromisso com a assistência social
O Congemas é um dos principais espaços de diálogo da assistência social brasileira. Além de promover a troca de experiências entre os municípios, o encontro fortalece a construção de políticas públicas.
Por fim, a participação de Arujá amplia o acesso a boas práticas de gestão. Dessa maneira, a Prefeitura reforça o compromisso com a melhoria dos serviços e da proteção social oferecida à população.

