O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Geraldo Garippo, participou na última segunda-feira (22/06) do 3º Encontro do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O evento ocorreu na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo.

Participação de Suzano em debate nacional
O secretário participou acompanhado da técnica de Orçamento da pasta, Renata Nascimento. Além disso, ambos integraram as discussões sobre gestão financeira da assistência social.
Dessa forma, o encontro abordou o aperfeiçoamento da aplicação de recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Fortalecimento da gestão financeira do SUAS
O objetivo da participação foi atualizar os profissionais sobre as diretrizes mais recentes do financiamento do SUAS. Além disso, a ação buscou fortalecer o planejamento orçamentário da secretaria.
Assim, os conhecimentos adquiridos devem contribuir para melhorar a gestão dos recursos públicos. Consequentemente, também devem qualificar os serviços prestados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Evento reúne gestores de todo o Estado
O encontro foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e do FNAS.
Além disso, contou com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo.
A programação reuniu representantes de diversos municípios paulistas. Dessa forma, foram debatidas estratégias de gestão orçamentária e compartilhadas experiências de boas práticas.
Encerramento do ciclo de encontros em SP
A etapa marcou o encerramento do ciclo de encontros do FNAS no Estado de São Paulo.
Além de São Paulo capital, o programa passou por São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Assim, consolidou a troca de experiências entre gestores municipais.
Avanços na política de assistência social
Durante o evento, também foram apresentados avanços do governo estadual na área da assistência social.
Entre eles estão a ampliação do cofinanciamento, a modernização da gestão financeira e o aumento de recursos para benefícios eventuais.
Além disso, foram destacados programas voltados ao combate à pobreza, segurança alimentar, atendimento à população idosa e proteção de mulheres em situação de violência.
Avaliação do secretário
Segundo o secretário Geraldo Garippo, a participação fortalece a atuação do município.
“Representar Suzano em um encontro do FNAS é uma responsabilidade importante. Esses espaços permitem troca de experiências e atualização sobre diretrizes nacionais”, afirmou.
Além disso, ele destacou que o objetivo é aprimorar a gestão dos recursos e melhorar os serviços prestados à população.

