quarta-feira, junho 24, 2026
InícioRibeirão PìresRibeirão Pires reduz em 31% os sinistros de trânsito nos cinco primeiros...

Ribeirão Pires reduz em 31% os sinistros de trânsito nos cinco primeiros meses de 2026

Ribeirão Pires registrou uma redução de 31% nos sinistros de trânsito entre janeiro e maio de 2026. Os dados são do InfoSiga, plataforma do Governo do Estado de São Paulo que monitora indicadores viários em todo o território paulista.

Além disso, o município alcançou o menor índice de ocorrências para o período dos cinco primeiros meses do ano desde 2022. O resultado reforça a eficácia das ações de educação, fiscalização e melhorias na infraestrutura viária desenvolvidas pela administração municipal.

Sinistros de trânsito apresentam menor índice desde 2022

De acordo com os dados do InfoSiga, Ribeirão Pires registrou 60 ocorrências entre janeiro e maio de 2026. No mesmo período de 2025, o município contabilizou 87 registros.

Dessa forma, a cidade apresentou uma redução significativa nos sinistros de trânsito, consolidando uma tendência de melhora nos indicadores de segurança viária.

Além disso, o resultado representa o menor número de ocorrências para o período desde o início da série analisada em 2022.

Educação para o trânsito contribui para redução dos índices

A Prefeitura de Ribeirão Pires atribui o resultado a um conjunto de ações voltadas à conscientização da população e à promoção de um trânsito mais seguro.

Entre as iniciativas está a parceria com o Detran-SP em programas permanentes de Educação para o Trânsito. Além disso, o município reforça regularmente as ações de fiscalização e manutenção viária.

O prefeito Guto Volpi destacou a importância do trabalho integrado.

“Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo. Estamos falando de educação, fiscalização, planejamento urbano e conscientização permanente. Estamos no caminho certo e queremos reduzir ainda mais os índices para que Ribeirão Pires tenha um trânsito cada vez mais seguro”, afirmou.

Jogo educativo incentiva comportamento seguro no trânsito

Uma das iniciativas desenvolvidas pela prefeitura foi a criação do jogo Trânsito Legal. O material foi distribuído para alunos do 1º ao 6º ano das redes municipal, estadual e particular.

Inspirado no formato de jogos de tabuleiro, o projeto apresenta conceitos de segurança viária de forma lúdica. Assim, as crianças aprendem sobre regras de trânsito e comportamentos seguros desde cedo.

Além disso, a cidade mantém programas como o Brincando de Trânsito e o CIMOB – Circuito Itinerante de Mobilidade, que levam atividades educativas para diferentes regiões do município.

Melhorias viárias reforçam segurança nas ruas

Paralelamente às ações educativas, a Prefeitura de Ribeirão Pires investe em melhorias de infraestrutura voltadas à redução dos sinistros de trânsito.

Ao longo do último ano, equipes municipais realizaram serviços de sinalização horizontal e vertical em diversos pontos da cidade. As ações incluíram pintura viária, revitalização de faixas de pedestres, substituição de placas e instalação de novos equipamentos de orientação.

Além disso, a administração promoveu intervenções em vias estratégicas para ampliar a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Por fim, os resultados apontam que a combinação entre educação, fiscalização e infraestrutura tem contribuído para a redução dos sinistros de trânsito e para a construção de uma mobilidade urbana mais segura em Ribeirão Pires.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos