quarta-feira, junho 24, 2026
InícioSuzanoSuzano supera marca de 500 árvores plantadas durante o Mês do Meio...

Suzano supera marca de 500 árvores plantadas durante o Mês do Meio Ambiente

Suzano alcançou a marca de 502 árvores plantadas em Suzano durante o primeiro semestre de 2026. O resultado foi registrado no Mês do Meio Ambiente, conhecido como Junho Verde, e reflete o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do Viveiro Municipal Tomoe Uemura.

Além disso, o município mantém seis projetos voltados à arborização urbana, educação ambiental e participação popular. Dessa forma, as iniciativas fortalecem a preservação ambiental e incentivam a população a contribuir com uma cidade mais verde.

Árvores plantadas em Suzano fortalecem a arborização urbana

Os plantios realizados ao longo do ano fazem parte dos projetos “Árvore Familiar”, “Árvore no Meu Bairro”, “Disk Árvore”, “Arborização Participativa”, “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore” e “Workshop de Meliponicultura”.

Além disso, as ações incluem recuperação de áreas verdes, distribuição de mudas e atividades de conscientização ambiental. Com isso, a cidade amplia a cobertura vegetal e promove mais qualidade de vida para a população.

O total de mudas contabiliza plantios realizados em diferentes regiões do município, incluindo áreas públicas, espaços comunitários e corredores ecológicos.

Projeto Árvore no Meu Bairro lidera número de plantios

O projeto “Árvore no Meu Bairro” registrou o maior volume de árvores plantadas em Suzano neste ano. Ao todo, a iniciativa foi responsável por 228 mudas.

O programa promove ações mensais em praças e áreas públicas. Além disso, oferece orientações técnicas sobre escolha das espécies, plantio correto e manutenção das árvores.

Dessa forma, moradores, associações e instituições participam diretamente da arborização dos bairros e da preservação ambiental.

Árvore Familiar incentiva participação da população

Outro destaque é o projeto “Árvore Familiar”, que contabilizou 200 mudas plantadas em 2026.

A iniciativa associa o plantio a momentos especiais da vida das famílias, como nascimentos, aniversários e datas comemorativas. Assim, os participantes criam vínculos afetivos com o meio ambiente e contribuem para a ampliação das áreas verdes da cidade.

Além disso, o projeto ocorre mensalmente e recebe inscrições diretamente no Viveiro Municipal.

Programas ampliam educação ambiental e preservação

O município também desenvolve ações complementares para fortalecer a consciência ambiental da população.

O projeto “Arborização Participativa” distribuiu 48 mudas neste ano para moradores interessados em realizar o plantio em áreas públicas próximas às residências.

Já o “Disk Árvore” contabilizou seis solicitações atendidas em 2026. Por meio da iniciativa, a prefeitura realiza plantios em calçadas mediante análise técnica e disponibilidade de mudas.

Além disso, o “Workshop de Meliponicultura” promove educação ambiental ao ensinar sobre a criação de abelhas nativas sem ferrão e sua importância para a polinização e o equilíbrio dos ecossistemas.

Município amplia ações sustentáveis

Outra iniciativa é o programa “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore”, criado pela Lei Municipal nº 5.341/2022. O projeto permite que famílias solicitem o plantio de uma muda em homenagem ao nascimento de uma criança.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, os projetos aproximam a população das políticas ambientais e incentivam a participação cidadã.

“A arborização urbana é uma ação essencial para melhorar a qualidade de vida, ampliar áreas sombreadas, contribuir com a biodiversidade e fortalecer a educação ambiental. Esses projetos mostram que a preservação também acontece com a participação direta da população”, destacou.

O prefeito Pedro Ishi também ressaltou a importância dos resultados alcançados.

“Chegar ao Mês do Meio Ambiente com 502 árvores plantadas demonstra que estamos construindo uma cidade mais verde, acolhedora e preparada para o futuro. Cada muda representa um investimento na qualidade de vida da população e das próximas gerações”, afirmou.

Por fim, o avanço dos programas ambientais confirma o compromisso da cidade com a sustentabilidade e reforça a importância das árvores plantadas em Suzano para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos