
A Prefeitura de Itaquaquecetuba promoveu o IV Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, reunindo profissionais da rede de proteção, representantes do poder público e membros da sociedade civil. O encontro teve como objetivo discutir estratégias de enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes e fortalecer ações de proteção à infância.
Além disso, o evento marcou o lançamento do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil 2026-2029, documento que orientará as políticas públicas do município nos próximos anos.
Erradicação do trabalho infantil ganha novo plano em Itaquá
Com o tema “Vozes, sonhos e direitos”, o fórum ocorreu na última sexta-feira (19) e reforçou a importância da atuação integrada entre diferentes setores da administração pública.
O novo plano estabelece metas voltadas à conscientização da população, à capacitação de profissionais e ao fortalecimento do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
Além disso, a iniciativa prevê a ampliação do acesso de crianças e adolescentes a atividades culturais, esportivas e educacionais.
“O plano foi construído de forma intersetorial e com metas voltadas à conscientização da população, capacitação de profissionais, fortalecimento do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e ampliação do acesso de crianças e adolescentes a atividades culturais, esportivas e educacionais”, afirmou o secretário de Assistência Social e Saúde, Gabriel Rocha.
Diagnóstico orienta ações de erradicação do trabalho infantil
Durante o encontro, a prefeitura apresentou os resultados do diagnóstico municipal sobre o trabalho infantil.
O levantamento permitiu identificar territórios prioritários para atuação da rede de proteção. Dessa forma, o município poderá direcionar ações mais eficientes para prevenir violações de direitos e ampliar o atendimento às famílias.
Além disso, os dados servirão de base para o acompanhamento das metas previstas no novo plano municipal.
Fórum debate direitos e proteção de crianças e adolescentes
A programação também contou com a palestra “Responsabilização e atuação do sistema de garantia de direitos”.
Durante a atividade, especialistas destacaram os impactos do trabalho infantil no desenvolvimento físico, emocional e educacional de crianças e adolescentes. Além disso, os participantes receberam orientações sobre identificação, notificação e encaminhamento de casos.
Por outro lado, o encontro também valorizou o protagonismo infantojuvenil por meio de apresentações culturais e atividades participativas.
Crianças participam das atividades do fórum
Um dos destaques da programação foi a exibição de um vídeo institucional produzido a partir dos relatos e percepções de crianças sobre seus sonhos, expectativas e direitos.
Além disso, as atividades permitiram que os participantes refletissem sobre a importância de garantir oportunidades de desenvolvimento saudável para a infância e adolescência.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, o encontro fortaleceu o debate e ampliou a participação da sociedade no tema.
“O encontro foi muito positivo. Os presentes puderam contribuir com ideias, sugestões e reflexões na luta contra o trabalho infantil. Itaquá avança cada vez mais na direção do fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância”, concluiu.
Por fim, o lançamento do novo plano reforça o compromisso do município com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e fortalece as ações de erradicação do trabalho infantil.
