A regionalização da regulação de vagas na Saúde voltou a ser prioridade para os municípios do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+). Durante a assembleia realizada na quinta-feira (25), os prefeitos decidiram reforçar o pedido ao Governo do Estado. Assim, a região busca um sistema mais eficiente para atender os pacientes.
Segundo os gestores, a medida reduzirá o tempo de espera e melhorará a distribuição das vagas hospitalares. Além disso, o novo modelo permitirá uma integração maior entre os municípios.
Municípios defendem atendimento mais ágil
Os prefeitos destacaram que a regionalização da regulação de vagas na Saúde é uma reivindicação antiga do Alto Tietê. Dessa forma, o atendimento poderá ocorrer com mais rapidez e eficiência.
Além disso, o consórcio lembrou que já apresentou a proposta ao secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e ao governador Tarcísio de Freitas. Agora, os municípios encaminharão novamente o pedido para reforçar a importância da medida.
CONDEMAT+ apresenta balanço das ações
Além da pauta da saúde, os prefeitos avaliaram os trabalhos desenvolvidos pelo consórcio no primeiro semestre de 2026. Durante a reunião, a diretoria apresentou os principais resultados alcançados.
Entre as ações estão capacitações técnicas, eventos regionais, operações integradas e articulações com o Governo do Estado. Além disso, o CONDEMAT+ participou de fóruns e encontros que fortaleceram a atuação regional.
Ao todo, o consórcio promoveu cerca de 40 ações no período.
Presidente destaca trabalho conjunto
O presidente do CONDEMAT+ e prefeito de Arujá, Luis Camargo, afirmou que a reunião permitiu alinhar as próximas ações do consórcio. Segundo ele, o encontro também fortaleceu o planejamento regional.
Além disso, Camargo destacou que a união entre os municípios amplia a capacidade de conquistar investimentos e defender interesses comuns. Por isso, agradeceu o empenho dos prefeitos e das equipes técnicas.
Prefeitos participam da assembleia
A assembleia contou com a participação da prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, do prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes, e do prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches.
Também participaram os vice-prefeitos Rogério Tarento, de Itaquaquecetuba, e Téo Cusatis, de Mogi das Cruzes. Durante o encontro, todos reforçaram o compromisso de manter a articulação regional e defender projetos estratégicos para o Alto Tietê.
